Conecte-se conosco

Facebook Twitter Canal YouTube

Página Inicial

Loja

Sobre o Centro

História

Missão

Serviços

Aulas

Traduções

Intérprete

A China

Arte Marcial

Clássicos Literários

Cultura

Culinária

Filmes

História

Invenções

Qìgōng

Dámó Qìgōng

Gù Jīng Gōng

Língua Chinesa

Ideogramas

Pin Yin

Artistas Chineses

Bandas de Música

Estudando Mandarim

Ferramentas

Músicas

Jogos

Notícias

Contato

Links

 

Dámó Qìgōng (达摩气功) >> Bā Duàn Jĭn (八段锦) - As Oito Peças de Brocado

 

bā duàn jĭn (八段锦) - As Oito Peças de Brocado

Exercício preparatório antes da prática
Versão com as posturas sentadas

 

Esta escola de prática tem uma longa história na China e já representou um papel importante no cultivo da saúde física e mental dos chineses.

Estes exercícios são normalmente usados como preparação para a prática de sentar em silêncio. Entretanto, se o praticante tiver a atitude correta em relação a eles, isso poderá ajudá-lo a ganhar muito mais do que ele pode esperar.

Esta prática pode ser combinada com qualquer escola de Qìgōng (气功), mas os métodos de visualização devem ser alterados de acordo com a escola.

Quando for praticar estas posturas, deve-se repousar a mente-intenção no Campo do Elixir Inferior (丹 田; Xià Dān Tián) que fica localizado no espaço vazio a 3,8 cm abaixo do meio entre os rins e o umbigo. Uma esfera de aproximadamente 3,8 cm.

Não se deve olhar com força ou esforço para o Campo do Elixir Inferior. Deixe a mente-intenção repousar nesta área naturalmente.

Manter constantemente a mente-intenção no Campo do Elixir Inferior é a medida mais importante para o iniciante, sendo também o método mais útil para as pessoas comuns que por qualquer razão desejem apenas promover o bem-estar físico, preservar a disposição e manter o coração pacífico e aberto.


PASSO 0 - Preparação

Sente-se com as pernas cruzadas, feche ligeiramente os olhos e coloque as mãos uma sobre a outra, com os polegares se tocando. Elimine vagarosamente todas as idéias dispersas de dentro do coração, posicione a coluna de forma ereta e coloque a mente-intenção na área do Campo do Elixir Inferior. Relaxe todas as partes do corpo, levante a ponta da língua até que toque o palato duro e deixe os dentes se encostando levemente.

 

 

PASSO 1

Incline-se para frente e pegue os dedos dos pés com ambas as mãos, conforme a figura ao lado. Então curve a parte superior do corpo para frente, alongando assim sobre os pés, e depois a traga para trás. Repita a seqüência por 36 vezes ou mais.

 

 

PASSO 2

Segure os pés com as duas mãos e massageie vagarosamente, utilizando os polegares, o ponto de acupuntura Fonte Borbulhante (R-1), localizado um pouco acima da metade da sola do pé, numa pequena depressão que se forma quando flexionamos o pé para frente. Primeiramente no sentido horário e depois no sentido anti-horário por 36 vezes ou mais. Você pode trazer os pés para próximo do corpo, com o intuito de facilitar a massagem.

 

 

PASSO 3

Posicione os dois antebraços como mostra a figura ao lado e feche as duas mãos formando um punho frouxo. Com os ombros como ponto central, gire os ombros, o braço e o antebraço no sentido horário e depois no sentido anti-horário como um pedal de bicicleta por 36 vezes ou mais.

 

 

PASSO 4

Com as palmas da mão descansando uma em cada lado do quadril e com os cotovelos para fora, vagarosamente vire a cabeça, o pescoço e a parte superior do corpo para a direita, olhando para trás sobre os ombros. Depois faça o mesmo movimento para esquerda. Mantenha a coluna ereta e faça os movimentos lentamente e num ritmo suave. Esta seqüência deve ser feita 24 vezes ou mais.

 

 

PASSO 5

Coloque as duas mãos nas costas, com as palmas cobrindo a região dos rins. Mão direita sobre o rim direito e a mão esquerda sobre o rim esquerdo. Após alguns segundos, use a ponta dos dedos para esfregar a área dos rins, com movimentos para cima e para baixo até sentir calor na região. Descanse um pouco e refaça o movimento. Estes procedimentos devem ser repetidos por 36 vezes ou mais.

 

 

PASSO 6

Estique as pernas para frente ou as mantenha cruzadas. Entrelace os dedos das duas mãos, posicionando-as no alto da cabeça, com as palmas viradas para baixo. Vire as duas palmas para cima e estique os braços ao mesmo tempo, usando um pouco de força. Imagine como se estivesse empurrando algum objeto pesado para cima. Depois, abaixe lentamente as duas mãos retornando para a posição inicial, com as palmas para baixo cobrindo o topo da cabeça. Repita esta seqüência de movimentos por 18 vezes ou mais.

 

 

PASSO 7

Sentado calmamente com as pernas cruzadas, deixe as mãos descansarem no colo. Bata as duas linhas dos dentes uma contra a outra por 36 vezes ou mais. Sinta a vibração das batidas se espalharem por todo o seu corpo, relaxando todas as partes.

 

 

PASSO 8

Relaxe todas as partes do corpo e coloque as palmas das mãos cobrindo as orelhas e as pressionando levemente. Estique todos os dedos da mão e bata com eles na parte de trás da cabeça vigorosamente por 48 vezes ou mais. Ao terminar, retorne as mãos para posição anterior.

 

Inicie a Prática do Dámó Qìgōng (达摩气功)

Topo