Conecte-se conosco

Facebook Twitter Canal YouTube

Página Inicial

Loja

Sobre o Centro

História

Missão

Serviços

Aulas

Traduções

Intérprete

A China

Arte Marcial

Clássicos Literários

Cultura

Culinária

Filmes

História

Invenções

Qìgōng

Dámó Qìgōng

Gù Jīng Gōng

Língua Chinesa

Ideogramas

Pin Yin

Artistas Chineses

Bandas de Música

Estudando Mandarim

Ferramentas

Músicas

Jogos

Notícias

Contato

Links

 

China >>Invenções Chinesas

Zào Zhǐ (造纸) - A Fabricação do Papel

 

Os ideogramas chineses têm uma história de aproximadamente 5.000 anos e antes da invenção do papel, que aconteceu faz quase 2000 anos, o povo chinês escrevia em cascos de tartaruga, ossos de animais, pedaços de madeira e na seda, mas estes materiais eram pesados e grandes demais ou caros. Por isso, o método que mais se difundiu foi a escrita em bambu.

No período da Disnatia Han Ocidental (206 A.C. - 25 D.C) os chineses já faziam papel utilizando plantas, mas este era rudimentar demais e não servia para a escrita.

Foi somente na Dinastia Han Oriental (25-220 D.C.), no ano de 105 D.C., que um eunuco, oficial do império, chamado Cài Lún 蔡伦 (D.C. 50-121) aprimorou as técnicas de se fazer papel a partir de fibras vegetais. Ele utilizou plantas e casca de árvores, cozinhando elas na água, batendo e amassando e depois colocando a polpa extraída em uma fina tela para formar a folha. A folha logo era comprimida e colocada para secar, formando assim o papel. Esta técnica era muito simples e barata e o papel era fino, leve e forte, possibilitando a produção em grande escala e o tornando popular.

 

 

Os chineses guardaram o método durante muitos anos e somente depois de 500 anos este conhecimento foi difundido para a Coréia e Japão. Depois, por volta do ano 800, chegou aos países árabes e só então para a Europa, já no século 12.

Recentemente novas descobertas revelaram amostras de papel com escrita, com data do ano 8 D.C., muito antes do tempo de Cài Lún. Mas mesmo que Cài Lún não tenha sido o inventor do papel, ele merece o seu lugar de honra na história chinesa e mundial por ter desenvolvido a técnica que permitiu o desenvolvimento de diversas civilizações.

 

Fontes

Wikipedia