Conecte-se conosco

Facebook Twitter Canal YouTube

Página Inicial

Loja

Sobre o Centro

História

Missão

Serviços

Aulas

Traduções

Intérprete

A China

Arte Marcial

Clássicos Literários

Cultura

Culinária

Filmes

História

Invenções

Qìgōng

Dámó Qìgōng

Gù Jīng Gōng

Língua Chinesa

Ideogramas

Pin Yin

Artistas Chineses

Bandas de Música

Estudando Mandarim

Ferramentas

Músicas

Jogos

Notícias

Contato

Links

 

China >> Cultura Chinesa

nónglì (农历) - Calendário Tradicional Chinês

 

Muitos nos perguntam porque o ano novo chinês é comemorado em dia diferente e porque nunca parece ter uma data fixa. A razão dessa diferença é por causa do calendário utilizado. Os ocidentais utilizam o calendário gregoriano baseado no ciclo solar de 12 meses, para definir a data, enquanto os chineses usam o Calendário Tradicional Chinês (农历, nónglì) lunisolar, que em essência é um calendário com características do ciclo lunar e solar.

Neste calendário, o ano é dividido em 12 meses, cada um com 29 ou 30 dias, e o início do mês é definido sempre pelo primeiro dia astronômico da Lua Nova. Com isso, o ano pode ter 354 ou 355 dias no total. Para reparar a defasagem em relação ao ano tropical (das estações – ciclo solar), um mês é adicionado a cada três ou quatro anos. Por causa disso, o ano novo chinês pode ocorrer entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro do calendário ocidental, e será sempre o primeiro dia da Lua Nova.

Um ciclo completo dentro do calendário chinês leva 60 anos e é feito de 5 ciclos de doze anos cada. A contagem é feita se utilizando a combinação de duas séries conhecidas como os 10 troncos celestiais (天干; tiāngān) e os 12 ramos terrestres (地支; dìzhī ou十二支; shíèrzhī).

Os troncos celestiais são: jiǎ (甲), yǐ (乙), bǐng (丙), dīng (丁), wù (戊), jǐ (己), gēng (庚), xīn (辛), rén (壬) e guǐ (癸) e estão associados com o conceito dos Cinco Elementos (五行; wǔxíng) e do yin-yang (阴; yīn e 阳; yang).

Os ramos terrestres são compostos por: zǐ (子), chǒu (丑), yin (寅), mǎo (卯), chén (辰), sì (巳), wǔ (午), wèi (未), shēn (申), yǒu (酉), xū (戌) e hài (亥) e estão associados com os animais do zodíaco chinês

Os troncos celestiais se combinam com os ramos terrestres em seqüência, dando início a contagem do ciclo e os nomeando. Por exemplo, (1,1), (2,2)... (10,10), (1,11), (2,12)... (10,12 – fim do ciclo). O ano de 2009 será denominado de jǐchǒu (己丑).

O Calendário Tradicional Chinês é usado na China há milênios e é considerado um dos mais antigos registros cronológicos do mundo. Segundo conta a lenda, Huáng Dì (黄帝; Imperador Amarelo) foi o inventor, por volta de 2.600 A. C.

Os chineses adotaram o calendário ocidental em 1912 por questões administrativas, mas o tradicional permanece sendo utilizado para datar os principais festivais e feriados chineses.

Em 2009 as comemorações têm início em 26 de janeiro e será celebrado o ano 4707, que está associado ao signo da vaca, dentro do Horóscopo Chinês.

Falaremos mais sobre o horóscopo chinês em outra postagem.

Topo

Fontes

Wikipedia - Chinese Calendar

Topo