Conecte-se conosco

Facebook Twitter Canal YouTube

Página Inicial

Loja

Sobre o Centro

História

Missão

Serviços

Aulas

Traduções

Intérprete

A China

Arte Marcial

Clássicos Literários

Cultura

Culinária

Filmes

História

Invenções

Qìgōng

Dámó Qìgōng

Gù Jīng Gōng

Língua Chinesa

Ideogramas

Pin Yin

Artistas Chineses

Bandas de Música

Estudando Mandarim

Ferramentas

Músicas

Jogos

Notícias

Contato

Links

 

China >> Clássicos Literários

sān guó yǎn yì

(三國演義; Romance dos Três Reinos)

 

Sānguó yǎnyì (三国演义; Romance dos Três Reinos) é um dos quatro grandes clássicos da literatura chinesa (四大名著; sì dà míng zhù) e sua autoria é atribuída ao escritor Luó Guànzhōng (罗贯中), apesar de haver diversas discussões sobre este tema.

Escrito no século XIV, durante a dinastia Míng (明朝; Míng Cháo ), este romance histórico é baseado nos turbulentos eventos ocorridos próximos ao final da Dinastia Hàn (汉朝, Hàn Cháo), que ficaram conhecidos como Três Reinos (三国时代; sānguó shídài). Este período teve início no ano de 169 e terminou no ano de 280, com a reunificação.

A novela oferece uma visão impiedosa de como se exercer o poder, como a diplomacia é conduzida e como as guerras são planejadas e lutadas, influenciando o jeito que os chineses pensam sobre poder, diplomacia e guerra, mesmo nos dias de hoje. Nenhum outro trabalho do gênero, no passado ou em tempos presentes, teve um impacto tão grande e profundo na sociedade chinesa.

Seus três personagem principais são: o aristocrata Liú Bèi(刘备), o fugitivo Guān Yŭ(关羽)com seu rosto vermelho e o açougueiro Zhāng Fēi (张飞) com sua barba desalinhada, que se encontram para formar uma irmandade eterna e fiel ao governo.

 

Capítulo 1 (第一回, dì yī huí )

Topo